La conciergerie

La Sainte Chapelle

La Sainte Chapelle

VISITA GUIADA DE UMA ANTIGA RESIDÊNCIA REAL, UMA PRISÃO E UMA CAPELA

Conciergerie & Sainte Chapelle

  • Um dos mais belos palácios reais do século XIV na Ile de la Cité: a Grande Salle, a Salle des Gens d'Armes (Sala dos homens em armas), as cozinhas – testemunho de toda a pompa da corte.
  • "Senhor de Paris", o reinado do terror durante a Revolução Francesa; a Torre Bonbec: interrogatório e tortura dos prisioneiros.
  • Ala dos prisioneiros, as desigualdades sociais e o tratamento de presos, as celas da prisão, a capela expiatória, a ala das mulheres.
  • A conspiração dos cravos: ultima chance de Maria Antonieta.
Localizada na Île de la Cité, não muito longe da Catedral de Notre Dame, a Conciergerie é tudo que resta do Palais de la Cité, residência real e sede do poder dos reis franceses desde o século 6. Em 1242, Louis IX (Saint-Louis) mandou construir a Sainte-Chapelle, uma jóia do estilo gótico radiante, para ser adicionado ao complexo e abrigar sua coleção de relíquias de paixão. No século XIV Charles V muda a residência real para o Louvre e confia a administração do antigo palácio a um superintendente ou “concierge”. A função Conciergerie como tribunal judicial e prisional se reforça. O Tribunal Revolucionário lá se instala em 1793, e o local se torna peça chave do reinado de Terror de Robespierre. Milhares de prisioneiros foram trancados entre suas paredes, incluindo Maria Antonieta.
01

ROTEIRO 1: PASSEIO CLÁSSICO 2H

Venha descobrir, com seu guia, este importante local do poder judiciário francês, agora o Palácio da Justiça, onde o “concierge” hoje ocupa uma posição completamente diferente. Termine o roteiro com uma visita à Sainte Chapelle, um dos mais belos cenários arquitetônicos que já abrigou as relíquias sagradas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO :

Diariamente de 09h30 a 18h00
Fechado 1° de Janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro

Acesso direto, sem fila: reserva necessária para grupos (25 pessoas no máximo por guia)